quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ragu com Rigatone

Combinação perfeita, Cono Sur e Ragu!
As combinações de vinho e comida aqui do blog não são premeditadas. Compramos vinhos que gostamos e eles acabam combinando super bem com as comidas que fazemos.
Harmonização, na minha opinião, é isso. Beber um vinho que te agrada. É certo que com a prática você começa a ficar com o paladar mais apurado. Às vezes come algo e lembra-se de outro vinho que poderia combinar melhor. Isso ainda não aconteceu, e quando ocorrer, vou comentar. Mas vamos seguir.
O prato que foi feito no último sábado à noite, meninos curtindo UFC, foi um Ragu com Rigatone. A princípio ele seria servido com penne, mas vai ficar pra uma próxima, não tinha penne no mercado!

O ragu é um molho típico, considerado nobre pelos italianos, feito à base de carnes cozidas. O termo, porém, é de origem francesa, ragoût. Pode ser feito com vários tipos de carnes, frango, cordeiro e até peixes e, geralmente serve como acompanhemento para massas ou polentas.
O nosso vai levar linguiça, carne moída e bacon.


Durante o cozimento, foram utilizados acompanhamentos aromáticos para adicionar mais sabor ao molho. Especiarias como louro, tomilho, folhas de alho poro, talos de salsinha e salsão, amarradas por um cordão (bouquet garni) e a cebola piqué, cebola espetada com uma folha de louro e cravo.


A paciência é um dos elementos principais dessa receita. Os ingredientes cozinham com calma, liberando seus sabores que vão sendo incorporados ao molho, enriquecendo-o.
O vinho chileno que nos acompanhou (e muito bem) foi o Cono Sur, 2010, Carmenere, que estava em promoção, e custou R$ 26,00.
Ficou ainda melhor, né?
Vamos à receita.
Ingredientes:
320g de carne moída
230g de lingüiça fininha
150g de bacon de boa qualidade
150g de tomate cereja cortados ao meio
30g de salsão
80g de cenoura (meia unidade)
150g de cebola (uma e meia)
05 dentes de alho picados

02 tomates médios sem pele e sem caroços cortados em cubos médios
1 l de fundo de carne (potinho de carne knorr)
200 ml de vinho tinto de boa qualidade
20 g manteiga sem sal
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
60g de extrato de tomates
400g de rigatone
01 bouquet garni
01 cebola pique
 
Modo de preparo:
Descascar (separando as sobras para fazer adubo orgânico) e picar bem todos os ingredientes, encher um copinho de whisky e mãos à obra!
Cortei a linguiça um pouco maior por questões estéticas mas o ragu requer que os ingredientes sejam cortados em pedaços bem pequenos, de preferência, com a ponta da faca.
Em uma panela baixa e de fundo largo, aquecer azeite e fritar o bacon. Reservar.
Na mesma panela, acrescentar o alho, a cebola e a cenoura, até que a cebola fique transparente, reservar.
Fritar todas as carnes separadamente e reservar.
Colocar a mistura de alho, cenoura e cebola na panela, acrescentar os dois tomates e o extrato e deixar que doure. Acrescentar o vinho e deixar reduzir à metade para que possa perder a acidez. Acrescentar o fundo e as carnes e deixar reduzir por cerca de uma hora e meia com o bouquet garni e a cebola piqué, escumando sempre para retirar as impurezas.

Os acompanhamentos aromáticos devem ser retirados da panela próximo ao momento de servir.
Cozinhar a massa, de modo que fique al dente.
Em uma frigideira, colocar manteiga, os tomates cerejas e refogar a massa.
Quando o molho apresentar consistência média, servir por cima da massa.

Rendimento: 06 porções

Depois de vários copinhos de whisky, vinho no jantar, estávamos tão animados que resolvemos encerrar a noite com esse brandy maravilhoso, Macieira, pena que ninguém teve coragem de fazer um café...

3 comentários:

  1. Jana, adorooo ler seu blog. Adoro o carinho com que vc escreve, além das delícias que SEMPRE me deixam com água na boca!!! Parabéns pelo site, tá lindo e sou sua seguidora fiel. Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço, amiga!
    Temos que marcar logo um "fryday night" lá em casa com proseco pra postar no blog!

    ResponderExcluir